Por que Energia Solar no Araripe?

O título  deste site, “Araripe Solar Sustentável”, sugiu da idéia de divulgar a alternativa da energia solar para Região do Araripe, por algumas justificativas.

1) Como apresentei em 17/01/2012, no Centro Tecnológico do Araripe, a energia solar ocupa entre 100 e 400 vezes menos área que a lenha ou biocombustíveis.
2) A melhor área para a energia solar, normalmente, é a pior para a agricultura, o que permite colocá-la na parte baixa, onde estiver mais degradada.
3) A energia solar não precisa, necessáriamente, de grandes áreas contínuas, podendo ser colocada distribuida próxima aos locais de consumo.
4) A região tem potencial para gerar toda a sua energia e ainda exportar para outras regiões, utilizando a energia solar.
5) A fabricação de coletores solares térmicos, em especial, pode ser realizada na região, gerando emprego e renda.
6) A operação e manutenção dos equipamentos também geram empregos.
7) A energia solar é inesgotável e portanto sustentável, não necessitando o título de renovável, além de ser a mais abundante que qualquer outra fonte e de permitir a independência energética da Região.
8) A energia solar não emite qualquer poluente durante sua utilização, além de poder reciclar totalmente os materiais utilizados na construção dos coletores, ao final do uso.
9) Se fizermos isto de forma organizada, poderemos ter a tecnologia adequada as nossas necessidades, sem depender de tecnologia importada (a tecnologia solar é relativamente simples, apenas precisa conhecimento e prática para usá-la adequadamente).

É necessário sensibilizarmos os gestores públicos para investirem em pesquisa, desenvolvimento, inovação e difusão, para permitir que o conhecimento existente seja colocados a serviço da sociedade. Estes investimentos devem ser bem orientados de forma a tornar a tecnologia disponível comercialmente, no menor tempo possível.

Já que o Brasil precisa imediatamente alcançar os países desenvolvidos no que tange a energia solar, porque não começar pelo Araripe, que vive um caos em energia térmica, quando a energia solar para aquecimento já é competitiva com os combustíveis convencionais?

O Centro Tecnológico do Araripe participa como parceiro, do projeto coordenado pela Universidade Católica de Pernambuco e aprovado pelo CNPq, para desenvolvimento de forno com tecnologia para produção de gesso reciclável, operando com qualquer combustível convencional e ainda podendo usar energia solar.

Anúncios

4 Respostas para “Por que Energia Solar no Araripe?

  1. Já que o Brasil precisa imediatamente alcançar os países desenvolvidos no que tange a energia solar, porque não começar pelo Araripe.

    DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NÓS, QUE MORAMOS NA REGIÃO DO NORDESTE… PQ VAI GERAR MAIS CAPITAL PARA DESENVOLVIMENTO DO ARARIPE, APOSTANDO QUE ESSE PROJETO TEM TUDO PARA DAR CERTO E FAZENDO A DIFERENÇA NA REGIÃO, TAL COMO TRAZER OU INSTALAR MAIS INDUSTRIAS AQUI. COM ESSAS OPORTUNIDADES TERÁ MAIS EMPREGO.

  2. Prezado Milton,

    Sabe da minha vibração com seu trabalho, só posso parabenizá-lo e afirmar que concordo veementemente e encaro esse tema com a seriedade que cabe a uma solução que pode, se houver vontade empresarial e política, revolucionar a cadeia produtiva do gêsso na região.

  3. Prezado Milton
    iniciativas como estas precisam chegar às mentes dos governantes e representantes legais da região do Araripe, para mostrar que existem saídas viáveis para o problema energético do polo gesseiro sem recorrer a ações que causem impactos ambientais irreversíveis para a Região do Araripe.
    João Muniz
    AEDA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s